Atenção, estudantes de enfermagem! As aulas já começaram!

A cada ano, as faculdades de enfermagem se enchem com novos alunos, entusiasmados pelo início do curso. Trazem toda a ansiedade que advém do início dessa nova jornada profissional.

Conversamos com alguns enfermeiros em busca de dicas e conselhos pra quem está começando. Portanto, pegue papel e caneta para fazer algumas anotações!

Dica 1: Sempre faça perguntas!

Ninguém sabe tudo. A enfermagem é uma profissão em que você sempre estará aprendendo.

Dica 2: Quando você terminar a faculdade, saiba que você não saberá tudo

Aliás, essa ideia de que alguém algum dia será capaz de saber tudo sobre algo já é bem antiga e desmistificada. Estamos em uma longa e eterna jornada de aprendizado!

Dica 3: Nunca faça um procedimento quando estiver em dúvida ou inseguro

Procure por ajuda. Solicite apoio do professor ou do enfermeiro do serviço de saúde no qual você estará estagiando.

Dica 4: Você terá um dia péssimo (ou vários dias 🥺)

Sabe aquele dia que dá vontade de desistir de tudo? Quando bate aquele desânimo? Pois é, todo mundo tem um dia assim. Mas acredite, ele vai passar e essa sensação também. Não desista! Siga firme nos seus sonhos e objetivos.

Dica 5: Se for possível, faça um estágio extra

Na faculdade nem sempre teremos a oportunidade de fazer todos os procedimentos de enfermagem. As vezes, são poucos pacientes para muitos alunos. Os estágio ajudam a ganhar muita confiança na prática!

Dica 6: Busque sempre fazer cuidados complexos

Aferir pressão arterial e aferir glicemia são procedimentos comuns que você irá fazer corriqueiramente para o resto da vida profissional. Ter a oportunidade de cuidar daquele paciente com doença rara ou fazer aquele curativo de uma lesão complexa são oportunidades que nem sempre estão à nossa disposição.

Dica 7: Seja proativo!

Os enfermeiros preceptores adoram acadêmicos proativos! No começo é comum não saber o que fazer inicialmente. Mas adotar uma postura proativa é essencial. Isso significa estar a disposição para ajudar sempre que necessário.

Dica 8: Evite deixar as tarefas para a última hora

Organização é tudo! Quanto antes terminar, melhor! Baixe um aplicativo de tarefas ou faça um grande calendário na parede. Anote dias de prova, estágio, entrega de trabalho, apresentações, seminários, etc. O que importa é se organizar.

Dica 9: Tenha um caderneta de estágio

Anote tudo que julgar importante. É sempre útil. Utilize uma linguagem mais simples e direta, de fácil entendimento.

Dica 10: Seja um estudante responsável

Cumpra o que prometer, seja ao paciente ou ao professor. Isso demonstra interesse e responsabilidade.

estudantes de enfermagem

Dia 11: Aprenda a ouvir mais

Ter uma boa comunicação é um dom. No entanto, isso não significa que você será sempre a pessoa à frente na conversa. Saber ouvir exige paciência e empatia. Aprendemos muito mais quando estamos atentos a tudo o que acontece ao nosso redor.

Essas foram as nossas dicas! Nós sabemos que existem muito mais de onde essas surgiram. Se você é um enfermeiro veterano, compartilhe com a gente suas dicas nos comentários!

4 2 votes
Avalie este artigo

Juarez Coimbra

É enfermeiro, doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. É Especialista em Saúde Pública e Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.
Inscreva-se
Notificar
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments