Atenção, estudantes de enfermagem! As aulas já começaram!
A cada ano, as faculdades de enfermagem se enchem com novos alunos, entusiasmados pelo início do curso. Trazem toda a ansiedade que advém do início dessa nova jornada profissional.
Conversamos com alguns enfermeiros em busca de dicas e conselhos pra quem está começando. Portanto, pegue papel e caneta para fazer algumas anotações!
Dica 1: Sempre faça perguntas!
Ninguém sabe tudo. A enfermagem é uma profissão em que você sempre estará aprendendo.
Dica 2: Quando você terminar a faculdade, saiba que você não saberá tudo
Aliás, essa ideia de que alguém algum dia será capaz de saber tudo sobre algo já é bem antiga e desmistificada. Estamos em uma longa e eterna jornada de aprendizado!
Dica 3: Nunca faça um procedimento quando estiver em dúvida ou inseguro
Procure por ajuda. Solicite apoio do professor ou do enfermeiro do serviço de saúde no qual você estará estagiando.
Dica 4: Você terá um dia péssimo (ou vários dias ????)
Sabe aquele dia que dá vontade de desistir de tudo? Quando bate aquele desânimo? Pois é, todo mundo tem um dia assim. Mas acredite, ele vai passar e essa sensação também. Não desista! Siga firme nos seus sonhos e objetivos.
Dica 5: Se for possível, faça um estágio extra
Na faculdade nem sempre teremos a oportunidade de fazer todos os procedimentos de enfermagem. As vezes, são poucos pacientes para muitos alunos. Os estágio ajudam a ganhar muita confiança na prática!
Dica 6: Busque sempre fazer cuidados complexos
Aferir pressão arterial e aferir glicemia são procedimentos comuns que você irá fazer corriqueiramente para o resto da vida profissional. Ter a oportunidade de cuidar daquele paciente com doença rara ou fazer aquele curativo de uma lesão complexa são oportunidades que nem sempre estão à nossa disposição.
Dica 7: Seja proativo!
Os enfermeiros preceptores adoram acadêmicos proativos! No começo é comum não saber o que fazer inicialmente. Mas adotar uma postura proativa é essencial. Isso significa estar a disposição para ajudar sempre que necessário.
Dica 8: Evite deixar as tarefas para a última hora
Organização é tudo! Quanto antes terminar, melhor! Baixe um aplicativo de tarefas ou faça um grande calendário na parede. Anote dias de prova, estágio, entrega de trabalho, apresentações, seminários, etc. O que importa é se organizar.
Dica 9: Tenha um caderneta de estágio
Anote tudo que julgar importante. É sempre útil. Utilize uma linguagem mais simples e direta, de fácil entendimento.
Dica 10: Seja um estudante responsável
Cumpra o que prometer, seja ao paciente ou ao professor. Isso demonstra interesse e responsabilidade.
Dia 11: Aprenda a ouvir mais
Ter uma boa comunicação é um dom. No entanto, isso não significa que você será sempre a pessoa à frente na conversa. Saber ouvir exige paciência e empatia. Aprendemos muito mais quando estamos atentos a tudo o que acontece ao nosso redor.
Essas foram as nossas dicas! Nós sabemos que existem muito mais de onde essas surgiram. Se você é um enfermeiro veterano, compartilhe com a gente suas dicas nos comentários!
Sobre o Autor
É enfermeiro, doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Também é Especialista em Saúde Pública e Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.