Competência: Você já se questionou a respeito do fato de você ser um profissional com competência para atuar na enfermagem?

A grande maioria sim! Neste artigo vamos desvendar os segredos para se tornar um profissional bem sucedido na enfermagem. Vamos apontar os diferentes caminhos que você pode seguir e revelar estratégias que você pode começar a adotar a partir de hoje para se tornar um profissional competente!

Atualmente o mercado de trabalho está mais competitivo do que nunca, não é mesmo? Por isso, é essencial estarmos preparados.

Para saber mais sobre essa carreira, confira este post especial sobre a profissão de enfermagem.

Muitos profissionais que acabaram de realizar o curso e vão ingressar no mercado de trabalho esbarram em barreias muito comuns: Ter experiência na área, ter pós-graduação, ter especialização, etc.

A tendência do mercado de trabalho é ir justamente numa única direção: buscar os profissionais mais capacitados e adequados para exercer a função do cargo. E isso está ocorrendo em todas as áreas da saúde, como medicina, nutrição, psicologia, fisioterapia, odontologia, etc.

Antes de apresentarmos as principais estratégias para que você se torne um profissional melhor e mais preparado, vamos nos ater ao que, afinal de contas é a competência em enfermagem e como podemos usar esse conceito a nosso favor.

competencia-em-enfermagem

O que Significa ter Competência na Enfermagem?

O termo competência é bastante antigo. Ele data do século XV e se referia a capacidade dos indivíduos em desenvolver atividades e resolver problemas.

Com o passar do tempo, esse conceito foi sendo utilizado na área da administração de empresas. Muitas organizações passaram a aplicar testes de competências para pode avaliar o desempenho dos funcionários. Esses testes também são utilizados ainda hoje para contratar novos funcionários.

Na área da educação em enfermagem, o conceito de competência passou a ser adotado em 1990, quando as escolas e faculdade de enfermagem passaram a adotá-lo gradualmente, em seus currículos.

O objetivo principal das faculdades e escolas de enfermagem, ao adotarem esse conceito, era de formar e capacitar pessoas a exercerem, com excelência, a profissão de enfermagem.

No entanto, existem muitos problemas no sistema educacional brasileiro. Desde a falta de estruturas físicas e materiais básicas até os problemas relacionados à formação continuada de professores.

Portanto, cabe aqui uma pequena observação:

Utilize toda a estrutura da sua escola/faculdade para se aprimorar ao máximo possível. Por exemplo: Utilize livros, computadores, seja pró-ativo em sala de aula, auxilie os colegas, participe de grupos de estudos e grupos de pesquisa, sempre tire dúvidas com os professores, aproveite os campos de estágio ao máximo para o seu aprendizado, participe de eventos acadêmicos, faça cursos extras ou disciplinas extras, etc…

Nesse momento, muitos devem estar se perguntando: Mas o que estou querendo dizer com tudo isso?

Que o seu processo de aprendizagem também depende de você! Se VOCÊ não se dedicar e não correr atrás dos seus objetivos, ninguém fará isso por você!

Tudo isso que mencionei, irá contribuir grandemente para que você se torne um ótimo profissional. Mas isso não é tudo, é apenas a base! Um dos pilares para se tornar competente é a experiência profissional!

Experiência: A Chave do Sucesso Para se Tornar um Grande Profissional

Muitos dos seus colegas de curso não seguirão o mesmo caminho que você. Não serão todos que se dedicarão a estudar e poucos irão se esforçar. Isso pode ocorrer porque a grande maioria da população simplesmente acredita que:

Para ser um ótimo profissional da enfermagem baste ter um diploma nas mãos!

Mas isso é um grande engano! Não é a quantidade de certificados ou diplomas que você tem que irão dizer se você é ou não competente, e sim a sua experiência profissional!

Você Sabe o que é Experiência?

A experiência pode ser definida como: “é o conhecimento e o aprendizado que são adquiridos por meio da vivência”. Portanto, possuir conhecimentos com base em suas vivências é essencial para se tornar um excelente enfermeiro(a).

Mas aí nos deparamos com um grande problema: Como ter mais experiência hoje em dia? A grande maioria das instituições hospitalares públicas ou privadas preferem contratar quem já tem experiência! Logo, como vou adquirir experiência sem ter uma oportunidade no mercado de trabalho para quem está começando a carreira?

Sem dúvida, esse é um problema muito grande. Mas existem algumas soluções:

Nas próprias empresas: algumas passaram, nos últimos anos, a contratar profissionais sem nenhuma experiência. Esses profissionais começam a trabalhar numa espécie de estágio probatório, que pode durar de três a seis meses. Durante o estágio ou ao final dele, são aplicados testes para avaliar se o profissional poderá ser contratado definitivamente.

Nas escolas e faculdades de enfermagem: nas instituições educacionais, os professores e coordenadores de curso estão buscando aproximar a academia com os campos práticos. Muitas instituições estão, inclusive, estimulando os alunos já nos primeiros meses de curso, a entrarem em campos de estágio para conhecerem a realidade da profissão.

Embora essas sejam soluções que podem ajudar, precisamos estar sempre atentos a como ganhar mais experiência e nos tornamos profissionais mais competentes.

Para isso, preparamos uma lista de estratégias que você pode começar a adotar ainda hoje, para se aprimorar e estar preparado para enfrentar o mercado de trabalho.

enfermeiro-estudando

Estratégias para Ganhar Experiência: Torne-se um Profissional com Competência!

As estratégias que listamos aqui, podem ser seguidas por qualquer estudante ou profissional da área da enfermagem. O momento certo em que você pode implementá-las ou segui-las dependerá exclusivamente de você.

Mantenha-se Sempre Atualizado

Manter-se atualizado hoje em dia é fundamental! A área da saúde é muito dinâmica e a todo momento estão saindo novos tratamentos, novos medicamentos e novos protocolos.

Para sempre estar atualizado das últimas informações e novidades, você pode seguir nossas páginas nas redes sociais. Toda semana, enviamos conteúdos atualizados e notícias para as redes sociais. Fique de olho!

Outra estratégia para se manter atualizado é acompanhar sites de revistas científicas de enfermagem e participar de congressos e eventos científicos. Nesses eventos, geralmente são apresentados painéis e resumos com muitas novidades da área.

Estude Online

Atualmente, graças ao advento da internet, podemos encontrar muitas informações valiosas na internet. Aqui no site você pode contar com um arsenal vasto que pode lhe ajudar a se aprimorar. Confira nossos:

  • Posts;
  • Vídeos;
  • Quiz com os principais assuntos de Simulados de Concursos e Seletivos;
  • Podcasts e conteúdos em áudio;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • E muito mais!

Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades e de novos conteúdos.

Busque por Formação Complementar Para Desenvolver Competência

A formação complementar, significa fazer cursos e participar de eventos ou oficinas, para aprimorar seus conhecimentos.

Sabemos que o aprendizado nunca é demais. Um profissional mais preparado possui mais competências em relação àqueles que não se aprimoram.

  • Minicursos online;
  • Cursos presenciais;
  • Workshop e feiras;

Além disso, também é possível cursar especializações ou se dedicar a cursar um mestrado ou doutorado, caso queira se tornar professor da área.

Faça Estágios Extras Curriculares ainda no Curso

Os estágios extras são fundamentais para se tornar um profissional competente.

Durante a graduação, os dois últimos semestres são dedicados aos estágios em unidades hospitalares. Geralmente, os alunos ficam de um a quatro meses em estágio, atendendo diretamente os pacientes.

Mas ás vezes, esses estágios não são suficientes para que os alunos consigam ver tudo. Em muitos municípios, principalmente naqueles onde o a demanda por atendimento de saúde é baixa, os alunos tem poucos procedimentos para fazer.

Por isso, é importante que, desde os primeiros semestre do seu curso, buscar fazer estágio voluntário. Ele vai possibilitar que você afine suas habilidades técnicas e interpessoais junto aos pacientes.

Invista em Seu Currículo Profissional

Desde o início do seu curso, crie e atualize seu currículo. Hoje em dia existem inúmeras plataformas na internet com modelos já prontos. Ter um currículo na palma da sua mão e sempre atualizado pode lhe economizar um tempo precioso nos momentos em que você irá prestar algum seletivo ou concurso.

Também mantenha uma pasta ou um arquivo com todos os certificados ou comprovantes de atividades que você realizou, sempre organizados e de fácil acesso.

Faça um currículo na plataforma Lattes. Acesse aqui o site. É importante que você mantenha uma currículo atualizado. Vá na aba “Cadastrar Novo Currículo” e insira seus dados pessoais.

Os currículos da plataforma Lattes são importantes em concursos de faculdades, cursos e algumas empresas hospitalares também pedem em alguns testes e seletivos.

Essas são as principais estratégias para que você se torne um profissional competente ao longo do tempo. Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos e colegas!

Juarez Coimbra

É enfermeiro, doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. É Especialista em Saúde Pública e um Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.

Deixe um Comentário