PUBLICIDADE

A administração de medicamentos é uma das tarefas essenciais realizadas diariamente por toda a enfermagem. Por ser uma tarefa rotineira, muitas vezes nos esquecemos da sua importância para a recuperação do paciente.

De forma resumida, e para facilitar seu dia-a-dia, trouxemos esse incrível infográfico com o resumo dos 13 certos que devem ser rigorosamente seguidos para promover a segurança do paciente e do profissional, confira!

13 certos na administração de medicamentos

Conhecendo cada “certo” na Administração Medicamentosa

Agora que você já baixou nosso infográfico e já compartilhou com seus amigos 🙂 vamos conhecer em detalhes cada tópico.

Paciente Certo

Antes de administrar a medicação, cheque se o paciente é o certo, ou seja, se a medicação é destinada a ele. Confira o nome completo, número do leito, pulseira de identificação. Você também pode perguntar diretamente ao paciente:

O senhor é o João Almeida?

Medicamente Certo

Aqui o mantra é “o medicamento certo para a pessoa certa”. Nós sabemos que não é incomum, trocar medicações de pacientes. Isso ocorre por inúmeros motivos. Para evitar ou minimizar tal erro, confira o nome e composição da medicação, data de validade, estado da embalagem, verifique caso seja necessário realizar diluição ou cálculo de medicação.

Dosagem Certa

A dosagem é a quantidade de medicamento (posologia) que será administrada no paciente. Verifique se será dosagem única, múltiplas doses ou dosagem contínua. Também cheque o tempo de intervalo entre as dosagens. Faça anotações adequadas e claras para a próxima dose no prontuário.

Aspectos da Medicação Certa

Neste quesito, vamos verificar o estado geral da embalagem e da substância (droga ativa). Verifique se a embalagem foi violada ou apresenta vazamentos, assim como se há mudanças na textura ou coloração da medicação.

Prazo de Validade Certo

Confira o prazo de validade. Medicamentos que estejam vencidos devem ser encaminhados imediatamente ao setor de farmácia do hospital ou unidade de saúde. Mesmo que a medicação tenha vencido a poucas horas ou poucos dias, não se deve realizar a administração no paciente.

Via de Administração Certa

Confira nosso guia de vias de administração para conhecer todas as possibilidades! Verifique se a medicação é adequada para a via escolhida. Muitas vezes, você encontrará essa informação na própria embalagem/rótulo. Compare com a via que prescrita pelo médico/farmacêutico/enfermeiro. Em caso de diferença, consulte quem prescreveu a medicação.

Horário Certo

A medicação deve ser preparada no momento em que for administrada. Assim, evita-se, por exemplo, o acúmulo de mais de um medicamento no corpo do paciente. Uma prática muito comum na enfermagem é montar um carrinho com vários medicamentos ou soros para serem administrados nos leitos ao mesmo tempo. É algo que devemos ter cuidado, pois há risco de confundir as prescrições.

Compatibilidade Certa

Confira se a medicação é incompatível com outras medicações e se é compatível com a ingestão de alimentos. Algumas podem ser fornecidas junto com alimentos, outras não!

Orientação Certa

Forneça ao paciente a orientação correta quanto: dosagem, indicação, possíveis efeitos da medicação, reações, alergias, sinais ou sintomas. Esclareça possíveis dúvidas.

Direito de Recusa

Informe ao paciente que, se ele desejar e conhecer os riscos, poderá se recusar a receber o medicamento.

Registro Certo

Relate no prontuário as seguintes informações: medicamento, dosagem, horário, via de administração, cancelamentos, agendamentos, adiamentos, eventos adversos ou quaisquer outras informações que julgar pertinentes.

Tempo de Administração Certo

Cheque por quanto tempo a droga será infundida (4 horas, 12 horas, 24 horas, etc).

Ação Certa

O medicamento deverá ter a indicação correta, para minimizar desconfortos ou promover a cura de patologias. Confira a indicação e se ele irá ter a esperada ação no organismo.

Concluindo…

Estes foram os 13 certos na administração de medicamentos. Espero que você tenham gostado do conteúdo e não se esqueça de compartilhar com amigos e colegas de profissão!

Juarez Coimbra

É enfermeiro, doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. É Especialista em Saúde Pública e um Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.

Deixe uma resposta