Se você ainda está na faculdade de enfermagem ou acabou de terminar o curso, você pode estar se perguntando se existe vida profissional além do hospital. A boa notícia é que existe e está cheia de oportunidades.

Vamos ser sinceros – enquanto muitas enfermeiras AMAM ambientes de alta pressão em hospitais e pronto-socorro, há algumas que definitivamente não apreciam esses locais e procuram lugares alternativos para trabalhar.

Apresentamos a seguir as áreas de atuação da enfermagem no Brasil, e elas são muitas! Confira!

Enfermagem estética

A área de estética está explodindo no nosso país. A enfermagem está aproveitando essa onda e se especializando nas mais diversas áreas. As mais comuns são enfermagem em estética facial, que visa repaginar o visual dos nossos clientes.

Algumas enfermeiras optam por empreender e abrem clínicas estéticas que oferecem os mais variados serviços, como limpeza de pele, lifting facial, Botox, etc. São muitas as possibilidades!

Enfermagem Clínica

Algumas enfermeiras também optam por abrir clínicas ou empreender na enfermagem criando, abrindo ou trabalhando em clínicas de saúde.

Geralmente os cuidados são voltados a tratamentos complementares em saúde, como a ozonioterapia, massagem, meditação, acupuntura etc. Essa área está bombando!

Enfermagem em Home Care

Fora dos hospitais, a enfermeira de home care atua prestando cuidados diretos a pacientes em domicílio. Na maior parte dos casos envolve pacientes com feridas complexas, pacientes terminais ou que necessitam de cuidados contínuos.

Esta área tende a crescer exponencialmente ao longo dos próximos anos, pois a população brasileira na melhor idade está aumentando.

Enfermagem forense

Nessa área você irá prestar assistência a pacientes que foram vítimas dos mais variados tipos de violência. A enfermeira forense pode atuar em Institutos Médico-Legais e em setores da polícia civil, ajudando ao combate do abuso infantil e nos casos de violência doméstica.

Nessa área é fundamental o equilíbrio emocional, pois as vítimas geralmente são vítimas de violências psicológicas, físicas e traumas sociais.

A especialização em enfermagem forense existe desde a década de 1990 e a atividade é regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem.

Enfermagem Reabilitadora

Você sabia que podemos atuar na área de pilates? A mais recente resolução COFEN autoriza essa prática pela enfermagem, desde que o profissional faça cursos e se prepare para atender pacientes.

Essa área também é muito promissora, e possibilita que nós possamos trabalhar em clínicas de fisioterapia ou de reabilitação de pacientes.

Enfermagem na Escola

Embora bem menos comum no Brasil do que nos Estados Unidos, a enfermagem escolar é uma área de atuação onde o profissional irá atuar em escolas ou instituições de ensino em empresas, promovendo educação em saúde, planejando ações de intervenção e diagnosticando a necessidade de cuidados imediatos aos pacientes.

Um exemplo são as enfermeiras que ajudam a cuidar de crianças com diabetes, necessidades especiais ou outras condições médicas. Ainda temos que avançar muito nessa área. O ideal, seria que cada escola tivesse uma equipe de enfermagem disponível para prestar assistência a professores e alunos.

Enfermagem no sistema prisional

Se você se sente à vontade para trabalhar com criminosos, a área prisional certamente é uma carreira viável para você. A má notícia é que geralmente as vagas são escassas e o acesso se dá por concurso público ou seletivos.

Entretanto, os salários costumam ser altos. Embora algumas enfermeiras possam descartar o trabalho com criminosos, a maioria das profissionais que atuam nesse setor relatam que os presos são respeitosos – especialmente se suas vidas ou sua saúde estiver em risco.

Docência

A área de docência na enfermagem está em amplo crescimento, pois é promissora. Os enfermeiros que pretendem seguir essa profissão devem se especializar, cursar mestrado ou doutorado será um diferencial importante.

Ter experiência na prática na profissão também é importante para ensinar os alunos com mais segurança e confiança.

Enfermagem de Resgate

A enfermagem de resgate é destinada a quem gosta de sentir adrenalina nas veias. O enfermeiro irá vivenciar situações que exigem intervenções rápidas e com pacientes com iminente risco de morte.

Nessa área, os profissionais podem trabalhar em pronto-socorro ou unidades de pronto-atendimento. No entanto, se você quer fugir de hospitais, sugiro que trabalhe no setor de pré-atendimento hospitalar, como no SAMU, por exemplo.

Enfermagem Aeroespacial

Essa área se dedica a evacuação, transporte de vítimas em aviões ou helicópteros de resgate em ambientes militares ou civis. Geralmente, as vagas para a enfermagem aeroespacial são escassas e comumente encontrada nas forças aéreas.

Enfermagem em Genética

O enfermeiro geneticista atua no desenvolvimento, avaliação e incorporação de novas tecnologias, além de administrar terapias genéticas em ambulatórios, clínicas e hospitais.

As vagas são escassas e estão localizadas em centros de pesquisa e em clínicas especializadas. Os salários geralmente são altos, pois requerem profissionais com alto nível de formação e experiência ambulatorial.

Gestão de equipes

O enfermeiro também pode se especializar em gerenciamento de equipes multidisciplinares. Para quem gosta de liderar, essa área é um prato cheio de oportunidades. O trabalho geralmente consiste em coordenar equipes a atingirem seu potencial ou objetivos.

Além disso, o profissional pode delegar tarefas, acompanhar processos, cobrar resultados e avaliar todas as etapas de atendimento aos pacientes.

Controle de processos

Esse profissional é o braço direito do gestor de equipes. Essa área inclusive, pode ser assumida por técnicos ou auxiliares de enfermagem.

As atribuições deste cargo incluem: identificar se os protocolos definidos pela gestão estão sendo seguidos, identifica e registra possíveis erros, intercorrências e repassa ao gestor responsável.

O controlador de processos também atua em correções imediatas que não podem ficar para depois. Também avalia a atuação da equipe em relação ao tratamento dos pacientes e a execução de processos, exames e procedimentos de rotina.

Saúde da Família

Por último, mas não menos importante, está a área de saúde da família. Nesse setor é comum que os profissionais da enfermagem atuem em postos de saúde que visem o atendimento ao setor primário da saúde, focado em promoção e prevenção.

O trabalho desses profissionais, nesses casos, está diretamente ligado à atuação da equipe multiprofissional, como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Assim, eles podem ajudar pacientes em cuidados em casa, administrar vacinas, curativos, realizar ações de promoção e prevenção etc.

Essa área geralmente tem muitas vagas e os municípios costumam realizar concursos ou seletivos com certa frequência.

Gostou dessas áreas? Trabalha em alguma delas? Comenta com a gente abaixo!

Sobre o Autor

Website | + posts

É enfermeiro, doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Também é Especialista em Saúde Pública e Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.