A população brasileira está envelhecendo rapidamente, crescendo numa taxa exponencial. Isso gera uma enorme demanda por enfermeiras geriátricas qualificadas para cuidar deles.

A especialidade em enfermagem geriátrica é uma das mais procuradas, com o número de oferta de trabalho nessa área crescendo rapidamente nos últimos anos.

Existem muitas possibilidades de trabalho. Desde a atuação em lar de idosos, instituições que prestam cuidados paliativos, clínicas médicas voltadas para a melhor idade, até casas de repouso ou residências particulares.

Você também pode gostar de:

O que é uma enfermeira geriátrica?

A função principal de uma enfermeira geriátrica é fornecer auxílio à pacientes idosos. Isso inclui cuidados de saúde preventivos, bem como cuidar de pessoas que desenvolveram uma doença. Os idosos têm necessidades e desafios especiais, que são mais bem cuidados por uma enfermeira especializada em lidar com eles.

Cuidar de idosos não é uma tarefa fácil. Isso exige muita paciência e empatia. Além de habilidades de comunicação e conhecimentos em doenças que afetam essa população.

Como se tornar uma enfermeira geriátrica?

Os enfermeiros podem optar por realizar especialização na área, que pode levar de seis meses a até dois anos.

Para os técnicos e auxiliares de enfermagem, existem cursos técnicos para cuidadores de idosos. Geralmente esses cursos tem carga horária de 100 horas e capacitam o aluno para as mais diversas funções.

O que é um lar de idosos?

Por definição, um lar de idosos é um centro de vida especializado, projetado para atender às necessidades médicas e pessoais de qualquer pessoa que precise de cuidados constantes. No entanto, existem diferentes tipos de casas de repouso, com algumas sendo apenas para pacientes idosos. Mesmo assim, você descobrirá que alguns lares atendem a idosos praticamente independentes, enquanto outros são mais hospitaleiros.

Em ambos os casos, você pode ser responsável por fornecer cuidados médicos, terapia, administrar medicamentos e cuidar de necessidades básicas, como tomar banho e comer. Sua descrição exata do cargo dependerá do tipo de instituição em que você escolher trabalhar e do nível de atendimento exigido pelos residentes.

Que tipos de doença afetam os idosos?

Não há como escapar das mudanças que ocorrem no corpo à medida que envelhecem, muitas das quais levam a doenças em pacientes idosos. Como enfermeira geriátrica, você provavelmente ajudará os pacientes que estão lidando com:

  • Doença cardíaca
  • Cânceres
  • Pneumopatias crônicas
  • Alzheimer
  • Osteoporose
  • Artrite
  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Perda de audição e visão
  • Depressão
  • Mal de Parkinson

Os pacientes idosos e suas famílias geralmente precisam de ajuda para lidar com o aparecimento de doenças relacionadas à idade, ajuda que uma enfermeira qualificada pode oferecer.

Você não apenas participará do desenvolvimento de planos de tratamento para pacientes dentro de um lar de idosos, como também poderá desempenhar um papel vital ao ensinar-lhes os benefícios dos cuidados preventivos.

Nem todas as enfermeiras estão prontas para trabalhar em um lar de idosos

Embora o atendimento ao idoso seja uma opção de carreira gratificante, não é para todo mundo. Esse tipo de carreira pode ser desanimador às vezes, especialmente em instalações de longo prazo onde você desenvolve relacionamentos com seus pacientes idosos.

É necessária muita paciência para uma enfermeira geriátrica, além de empatia e compaixão. Lembre-se de que você lidará principalmente com pacientes que apenas há alguns anos antes eram completamente independentes. Abrir mão da independência nem sempre é fácil, e uma enfermeira geriátrica precisa ter um entendimento especial da frustração que seus pacientes possam estar sentindo.

Você também deve estar emocional e mentalmente preparada para o luto. Se você tem dificuldade em se recuperar de um resultado ruim com um paciente, um lar de idosos provavelmente não é o melhor ambiente de trabalho para sua personalidade.

enfermagem geriatrica

Cuidando da família de seus pacientes

Uma última coisa a considerar antes de seguir uma carreira em um lar de idosos são os cuidados com os familiares dos idosos.

Assim como na pediatria, o atendimento ao paciente idoso exige muita interação com os membros da família. Os filhos preocupados e os cônjuges muitas vezes assustados procurarão orientações e respostas sobre a saúde de seus entes queridos.

Esse elemento importante da enfermagem geriátrica exige que você tenha excelentes habilidades de comunicação e um entendimento avançado da confidencialidade e dos direitos do paciente.

A assistência domiciliar de enfermagem pode diferir muito do que você pode esperar em sua carreira. No entanto, se você tiver paciência e compaixão por esse tipo de trabalho, verá que será recompensada por gerações.

0 0 votes
Avalie este artigo

Juarez Coimbra

É enfermeiro, doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. É Especialista em Saúde Pública e Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.
Inscreva-se
Notificar
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments