A informática está a cada dia mais avançada, não é mesmo? E isso é importantíssimo para a enfermagem, pois permite:
- Agilizar os processos de cuidado;
- Gerenciar remotamente clínicas;
- Monitorar parâmetros vitais de pacientes em home care;
- Auxiliar na administração de medicamento;
- Propicia melhor aplicação e gerenciamento de insumos diversos;
- Possibilita melhor utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem.
Portanto, saiba que esse campo de conhecimento é explosivo! Existem muitas oportunidades disponíveis!
Infelizmente, são poucas as instituições que fornecem esse tipo de especialização no Brasil. Portanto, vale a pena pesquisar bastante antes de entrar nessa área.
Também vale lembrar que a tecnologia vem para somar aos cuidados de enfermagem e jamais irá substituir o toque humano e a presença do enfermeiro junto ao paciente.
A informática em saúde ou enfermagem pode ser usada para criar sistemas informatizados que auxiliam no dia-a-dia do profissional de saúde. Ela também pode ajudar a solucionar problemas no âmbito de organizações e para os pacientes. Que tal projetar um app que lembra os pacientes a cada vez que eles precisam tomar a medicação?
[adinserter block=”3″]
Se interessou por essa área? Veja essas dicas essenciais para você começar com o pé direito:
1. Escolha a área da informática mais adequada para você
Na informática existem milhares de áreas específicas! Desde programação de softwares até criação de roteiros em aplicativos, jogos, etc.
Vá delimitando aos poucos, a área que você quer atuar. Gostaria de criar um programa para ajudar no cuidado? Talvez você deva entrar na área da “informática em saúde”. Quer criar um aplicativo para as gestantes acompanharem a gestação? Talvez você deveria ir para a área de programação de aplicativos.
Cada uma dessas áreas trata de uma tecnologia diferente. Se cercar de pessoas que entendem do assunto irá te ajudar a definir um caminho a seguir.
2. Encontre uma especialização ou curso nessa área
Certifique-se que o curso/especialização seja oferecido por uma instituição credenciada no MEC e reconhecido nacionalmente.
Isso irá evitar dor de cabeça futura! Acredite!
3. Mantenha-se sempre atualizado
Faça contatos em redes, fóruns ou sites de tecnologia que desenvolvem programas para a área da saúde. É sempre bom ter aqueles contatinhos sempre à mão.
[adinserter block=”3″]
Envolva-se em congressos ou eventos sobre a temática. Um ótimo jeito de se manter informado sobre as novidades nessa área é consultar a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.
4. Aprimore suas habilidades o quanto antes!
Utilize seu próprio computador ou celular para aprender a manipular dados básicos, como incluir variáveis numa tabela, manipular banco de dados digitais, etc.
Procure por cursos baratos ou até mesmo grátis na internet e obtenha conhecimento facilmente. Quanto mais você aprender, melhor será seu aproveitamento quando cursar uma especialização, por exemplo.
5. Busque experiência na área de Informática
Se você atua em área hospital, provavelmente já manipula computadores e sistema automatizados para a gestão do cuidado. Aproveite para identificar pontos de melhoria nos programas. Atue junto com a equipe para melhorar os sistemas de informática da sua unidade e proponha mudanças aos programadores do hospital.
Caso tenha interesse em entrar para a área da informática em enfermagem, saiba que a maioria dos cursos irá exigir apenas a graduação em enfermagem e certo conhecimento básico em informática.
Você está fazendo algum curso voltado à informática em saúde ou enfermagem? Conta a sua experiência pra gente nos comentários!
Sobre o Autor
É enfermeiro, doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Também é Especialista em Saúde Pública e Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.