Clique no botão abaixo para começar a responder as questões.

Simulado de Cálculo de Medicamentos: O que devo Estudar?

Os cálculos de medicamentos são complexos e requerem da enfermagem uma especial atenção. Um número errado e podemos errar completamente a questão.

É comum confundirmos os cálculos de gotas com microgotas, por exemplo. Por isso, devemos saber bem as diferenças entre as fórmulas.

O segredo para poder se sair bem em concursos e seletivos de enfermagem que abrangem os cálculos de medicamentos é treinar muito com seletivos e testes online. Neste simulado de cálculo de medicamentos, preparamos questões que abordam todas os cálculos utilizados na enfermagem para se administrar corretamente os medicamentos e suas dosagens.

simulado-calculo-de-medicamentos

Principais tópicos para estudar:

Os principais tópicos para estudar sobre cálculo de medicamentos, são:

  • Aprender as fórmulas de gotas, microgotas;
  • Saber utilizar a regra de três, para converter medidas;
  • Aprender a utilizar a conversão de medidas, por exemplo: miligramas para gramas, mililitros para litros, quilos para gramas, etc.
  • Conhecer as Unidades Internacionais, utilizadas para a administração de insulinoterapia;

Dicas para Concursos Sobre Cálculo de Medicamentos

Com base na grande maioria das provas de concursos que abordam essa temática, preparamos algumas dicas que podem ajudar você a se sair melhor nesses testes. Confira:

  • Sublinhe os valores que estão na questão: Isso irá ajudar você a identificar com mais facilidade, os valores que serão usados na fórmula.
  • Não se atente ao nome do medicamento. Muitas vezes a própria banca insere medicamentos que não existem ou prescrições falsas e que não fazem sentido, apenas para confundir o candidato. O que realmente importa aqui, é realizar corretamente o cálculo da medicação. Por exemplo: Foi prescrito Axitomian em 750 gramas por ml em 12 horas. (mas esse medicamento não existe).
  • A banca também pode inserir outros valores na questão, apenas para confundir os candidatos. Por exemplo: Foi prescrito soro fisiológico a 0,9% na quantidade de 500 ml, para correr em 6 horas. A paciente está internada a 12 horas. Quantas microgotas deverão ser ministradas por minuto? (Observe que os valores em negrito foram colocados apenas atrapalhar o raciocínio do candidato).
  • Faça os cálculos em uma folha separada. Primeiro coloque a fórmula e vá inserindo os dados da questão. Caso não consiga chegar ao valor exato, em último caso você poderá responder a alternativa que mais se aproximou do resultado do seu cálculo.

Boa sorte!

Juarez Coimbra

É enfermeiro, doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. É Especialista em Saúde Pública e um Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.

Deixe um Comentário