Simulado de Lesão por Pressão Grátis!

Clique no botão abaixo para começar a responder as questões.

A lesão por pressão é um tema bastante comum e recorrente em provas de concurso para a enfermagem.

Geralmente, as questões abordam os estadiamentos ou os graus da lesão por pressão. Saiba mais sobre os cuidados de enfermagem em lesão por pressão.

Guia para concursos sobre o tópico: lesão por pressão

Abaixo preparamos um guia de estudo com os principais tópicos relacionados a essa temática, para que você possa estruturar seus estudos corretamente.

Os principais tópicos que você precisa dominar sobre esse assunto são:

  • Saiba a definição de lesão por pressão.
  • Conheça as diferenças entre os graus ou estadiamentos. Pela classificação atual, temos: graus I, II, III, IV.
  • Estude as definições das classificações adicionais (não classificável, lesão tissular profunda e lesão relacionada à dispositivos médicos). Assim como sua fisiopatologia e apresentação clínica.
  • Liste os fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de ferida.
  • Identifique quais são os cuidados de enfermagem para cada grau. Quais cuidados podem ser realizados pelo enfermeiro? Quais podem ser realizados pelo técnico de enfermagem?
  • Saiba quais os principais tratamentos que podem ser utilizados para cada grau de lesão.
  • Conheça a técnica de desbridamento. Como ela é feita? Quais instrumentos utilizo? Quais tipos de desbridamento existem? Em quais situações clínicas ela pode ser utilizada? 
  • Identifique e liste as principais escalas para uso na avaliação clínica de pacientes com risco para desenvolver feridas desse tipo.

Também é importante que você estude as resoluções que falam a respeito do cuidado de enfermagem para esse tipo de ferida, por exemplo, a resolução do Conselho Federal de Enfermagem, nº 0567/2018, que regulamenta a atuação dos profissionais da enfermagem no cuidado desses pacientes.

Lembre-se que Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem possuem responsabilidades diferentes. Cabe aos enfermeiros realizarem curativos mais complexos e aos técnicos cabem realizar curativos em lesões de grau I e II.

Gostou deste post? Fique à vontade para compartilhar com seus amigos em suas redes sociais!

Possui alguma dúvida sobre alguma questão do nosso Quiz? Compartilhe conosco na seção de comentários abaixo!

Juarez Coimbra

É enfermeiro, doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. É Especialista em Saúde Pública e um Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.

Deixe um Comentário