PUBLICIDADE

Olá, prezados colegas de profissão (ou futuros colegas)! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje vamos conferir os 20 fatos que aprendi durante o curso de enfermagem. O de número 20 é imperdível e acontece com todos!

Esta pequena lista vai lhe desorientar sobre alguns fatos do curso de enfermagem e como você pode aproveitá-los da melhor maneira possível! Confira!

fatos sobre a enfermagem

Lista de Fatos Imperdíveis!

1. Aproveite o Tempo: Sim, aproveite cada minuto e cada segundo. Depois que saímos do curso bate aquele arrependimento do tipo: porque eu não aprendi a fazer isso na faculdade? Ah é, eu estava jogando conversa fora com minhas amigas ou falando mal daquele professor chato! (triste realidade).

2. Não Procrastine: Sabe aquela pesquisa ou lista de exercícios que sua professora te passou mês/semestre/ano passado? Que tal fazê-la agora? Evite ao máximo deixar para fazer suas atividades em cima da hora – isso que lhe poupar muita dor de cabeça, acredite!

3. Não brigue com os Professores: E daí que aquele professor estava errado? Lembre-se de que eles são verdadeiras pontes que podem te ajudar muito naquele estágio, na sua rede de contatos ou te indicando para um programa especial ou evento na área. Brigar com o colegas também não pode.

PUBLICIDADE

4. Cuide de seus pacientes como se estivesse cuidando de sua família: Lembre-se que eles estão em uma situação de vulnerabilidade e que precisam de apoio. Além disso, os próprios pacientes irão te elogiar para outros colegas e para seu professor.

organização

5. Evite usar se celular em sala de aula ou no estágio: Deixe-o desligado ou no silencioso. Todo mundo sabe o quanto é irritante um celular tocando durante a explicação ou atendendo ao paciente. Ah, e pelo Amor de Florence, não fique mexendo nele durante as aulas!

6. Estudar em grupo é vantajoso: Saiba que estudar sozinho pode ajudar muito, mas em grupo os resultados serão potencializados. Os amigos podem te ajudar a memorizar aquela tabela de medicamentos, aquele cálculo chato ou te ensinar sobre algum assunto ou experiência nova.

7. Sistematização da Assistência de Enfermagem: Aprenda a amá-la! Não tem outro jeito!

8. Você terá dias ruins: Isto é fato! Dias de luta, dias de glória! Eles passarão, fique tranquilo.

9. Estágios Curriculares – eles vão sugar sua alma: os estágios em enfermagem são corridos, exigem muito tempo e dedicação. São geralmente a parte mais tensa do curso.

10. Aprenda a gostar de vestir roupas brancas: Sim, vamos precisar de dois ou mais conjuntos de roupas brancas. Elas são fáceis de sujar e difíceis de limpar. Bem vindo a enfermagem!

estudantes descansando

11. Aproveite os intervalos entre os semestres: Descansar a mente é essencial! Fique com sua família e faça atividades relaxantes. Aproveite porque serão poucos dias assim. Relaxe, você merece.

12. Não mencione o que acontece no hospital: Evite falar sobre o que acontece em seus estágios – relacionados aos pacientes, com familiares ou amigos. O que acontece no hospital, fica no hospital.

13. Friends Forever: No curso de enfermagem, você fará amigos que levará para a vida inteira! Além disso, ter alguém que é da área pra desabafar faz toda a diferença!

14. Seja amigável: Para algumas pessoas essa tarefa é fácil. Para os introvertidos, nem tanto. Fazer amizades com seus colegas de estágio e com colegas do curso é muito importante para seu sucesso profissional. Tenha sempre isso em mente.

organizar contatos

15. Procure ajuda: Não entendeu direito a matéria? Está com dificuldade num estágio? Não tenha medo ou vergonha, procure ajuda! Seja com colegas, professores, tutores, coordenadores, familiares…

16. Aproveitar o tempo: durante o curso, busque maneiras de otimizar seu tempo. Sabe aquelas duas horas que você fica no ônibus indo pro curso? que tal aproveitar esse momento para estudar ou rever algum tópico?

17. Seja responsável: não culpe o outro pelos seus erros – assuma responsabilidades. Evite confiar nos colegas – saiba o que está acontecendo e conheça seus limites, prazos e tarefas a serem cumpridas. Que tal ter uma agenda? É bem legal!

18. Sinais Vitais: Talvez seja essa a atividade que nós mais fazemos, a todo tempo, a toda hora e a todo momento.

PUBLICIDADE

19. Não puxe o saco dos professores: Eles falarão de você pelas suas costas. Tenha certeza disso. Seja gentil, mas não exagere.

20. Você irá engordar – sorry.

Gostou desses 20 fatos sobre a enfermagem que aprendi no curso? Compartilhe conosco quais você aprendeu ou está aprendendo!

Juarez Coimbra

É enfermeiro, doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. É Especialista em Saúde Pública e um Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.

Deixe uma resposta