Com tantas especialidades na área da enfermagem, seja para enfermeiros ou técnicos, escolher uma especialização certa para a sua carreira pode ser algo assustador.

Atualmente existem inúmeras opções e muitos começam a cursar a especialização quando estão nos últimos meses do curso de enfermagem. Assim, quando os alunos se formam já vão para o mercado de trabalho como especialistas.

Para definir a melhor pós-graduação, você precisará restringir as opções, conhecer seus anseios, desejos, necessidades e objetivos profissionais. Muitos acadêmicos acabam definindo a especialidade que querem seguir quando estão nos estágios curriculares e se identificam com alguma área ou com pacientes pediátricos, idosos etc.

A boa notícia é que na profissão de enfermagem existem muitas áreas de atuação. Você pode trabalhar em várias áreas diferentes e cursar quantas especializações desejar.

Há muitas vantagens em fazer uma especialização. A principal delas é que seu currículo ficará mais atraente para os empregadores, o que pode aumentar as chances de emprego.

O que é uma Especialização na Enfermagem?

Os enfermeiros especialistas são aqueles profissionais que estudam uma área de atuação com mais profundidade. Geralmente, as especializações podem levar de seis meses a dois anos para ser concluída, e o famigerado TCC (trabalho de conclusão de curso, geralmente é opcional).

Escolhendo a especialização em enfermagem dos seus sonhos

enfermeira especializada

Quando se trata de especialidades, existem muitas opções diferentes. Você pode trabalhar em uma área específica do hospital, como no pronto-socorro, unidade de terapia intensiva, ala cirúrgica etc.

Também é possível se especializar em um tipo específico de paciente, como pediatria ou geriatria. Existem até especialidades para enfermeiros que querem trabalhar fora do hospital, como enfermagem em home care ou enfermagem forense. As possibilidades são infinitas!

Atualmente, existem muitas especialidades de enfermagem, cada uma com seu próprio conjunto exclusivo de responsabilidades, ambientes de trabalho e populações de pacientes. Você não pode se especializar em tudo porque isso é impossível, e você se esgotaria rapidamente. Você precisa se fazer algumas perguntas sérias antes de se comprometer com qualquer especialidade em particular:

  • Tenho a personalidade certa para esta especialidade?
  • Como são as horas de trabalho?
  • Quais pacientes quero atender?
  • Quais são as condições de trabalho?
  • Quais são as responsabilidades?
  • Tenho as habilidades e conhecimentos necessários?
  • Quais são as oportunidades de crescimento profissional?

Responder a essas perguntas o ajudará a se concentrar na especialidade de enfermagem certa para você. Agora vamos ver tudo em detalhes:

Qual minha personalidade e meus interesses?

Todo mundo tem uma mentalidade diferente; nem todos são adequados para todas as especialidades de enfermagem. Algumas especialidades exigem mais estabilidade emocional do que outras.

Por exemplo, trabalhar em alas psiquiátricas ou unidades de oncologias pode ser muito desgastante emocionalmente. Se você acha que não consegue lidar com o estresse de trabalhar com pacientes terminais, então essas especialidades provavelmente não são para você.

Você também precisa pensar sobre seus interesses. Você gosta de trabalhar com crianças? Você quer trabalhar em um hospital ou na comunidade? Você quer ser uma enfermeira de cabeceira ou uma enfermeira de pesquisa?

Fazer a si mesmo essas perguntas o ajudará a descartar algumas especialidades e restringir suas opções.

Quantas horas você pode/quer trabalhar?

Uma das coisas mais importantes que você deve considerar ao escolher uma especialização é o seu horário de trabalho. Algumas especialidades exigem que você trabalhe longas horas e outras permitem que você tenha um horário mais flexível.

Por exemplo, se você deseja passar um tempo maior com sua família ou ter outros compromissos fora do trabalho, pode escolher uma especialidade que permita ter um horário mais flexível.

Se você não se importa em trabalhar longas horas, muitas especialidades oferecem grandes oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira.

Quais pacientes quero atender?

Outro fator vital a considerar é com relação aos pacientes. Cada especialidade tem uma população de pacientes diferente e você precisa garantir que se sinta à vontade para trabalhar com essa população.

Por exemplo, se você deseja trabalhar com crianças, não deve escolher uma especialidade que lida principalmente com adultos.

Você também precisa considerar os tipos de pacientes com os quais deseja trabalhar. Você quer trabalhar com pacientes saudáveis ​​ou doentes? Você quer trabalhar com pacientes recém-operados ou pacientes idosos?

Todos esses são fatores essenciais a serem considerados ao escolher uma especialidade de enfermagem.

Quais são as Condições de Trabalho?

As condições de trabalho em cada área podem variar muito. Você precisa garantir que está confortável com as condições de trabalho antes de escolher uma especialidade.

Por exemplo, algumas especializações exigem que você trabalhe em um ambiente hospitalar, enquanto outras permitem que você trabalhe na comunidade.

Você também precisa pensar sobre as demandas físicas do trabalho. Algumas especialidades exigem que você levante pacientes pesados, e outras exigem que você fique de pé por longos períodos.

Certifique-se de estar preparado físico e mentalmente para as demandas do trabalho antes de escolher uma área.

Quais são as Responsabilidades?

As responsabilidades também podem variar significativamente. Você precisa ter certeza de que está confortável com as responsabilidades do trabalho antes de escolher uma especialidade.

Por exemplo, algumas áreas exigem que você forneça atendimento direto ao paciente, enquanto outras permitem que você trabalhe de forma mais independente.

Você também precisa assumir o nível de responsabilidade com o qual se sente confortável. Já pensou em ser responsável por uma unidade inteira de pacientes ou apenas alguns?

Você quer ser responsável por tomar decisões sobre o atendimento ao paciente ou apenas seguir ordens?

Certifique-se de estar confortável com o nível de responsabilidade antes de escolher uma especialidade.

Quais habilidades e conhecimentos são necessários?

Cada especialidade de enfermagem requer habilidades e conhecimentos diferentes. Você precisa garantir que você tenha as habilidades e conhecimentos necessários para o trabalho antes de decidir.

Por exemplo, algumas especialidades exigem que você tenha habilidades clínicas avançadas, enquanto outras exigem que você tenha habilidades de pesquisa.

Você também precisa saber que após terminar a especialização, deverá estar sempre se atualizando quanto as novidades da sua área. Em alguns casos, estar atualizado é essencial, como na área de enfermagem dermatológica ou estética.

Qual ambiente de trabalho é melhor para você?

Algumas enfermeiras trabalham em hospitais, algumas em clínicas, algumas em consultórios médicos e algumas em locais de cuidados para idosos. O ambiente de trabalho escolhido deve ser baseado em suas preferências e necessidades.

Se você quer trabalhar em um hospital, precisa se certificar de que está confortável com as condições de trabalho.

Quais são as perspectivas de crescimento profissional?

Pense a longo prazo! Como pretende avançar na sua carreira? Certificar-se de escolher uma especialidade com boas perspectivas de crescimento e avanço profissional.

Por exemplo, algumas especialidades estão em alta e existem muitas vagas de emprego. 

Também é preciso pensar no futuro. Algumas especializações estão crescendo demais, enquanto outras estão em declínio.

Agora que você considerou todos esses fatores, você está pronto para escolher uma especialidade de enfermagem! Escolha uma que seja certa para você e estará no caminho para uma carreira de sucesso na enfermagem!

Lista de Especialidades de Enfermagem

Com tantas especialidades de enfermagem para escolher, pode ser um desafio decidir qual é a certa para você.

Para ajudá-lo a decidir, compilamos uma lista de todas as especialidades de enfermagem:

  • Enfermagem Aeroespacial
  • Enfermagem Aquaviária
  • Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional
  • Assistência de Enfermagem em Anestesiologia
  • Enfermagem em Assistência Domiciliar (Home Care)
  • Enfermagem em Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos
  • Enfermagem em Cardiologia (Hemodinâmica, Perfusionista)
  • Enfermagem em Central de Material e Esterilização
  • Enfermagem em Centro Cirúrgico (Recuperação Pós-anestésica)
  • Enfermagem em Cuidados Paliativos
  • Enfermagem Dermatológica (Feridas, Queimados, Podiatria)
  • Enfermagem em Diagnóstico por Imagens (Endoscopia digestiva, Radiologia e lmaginologia)
  • Enfermagem em Doenças Infecciosas e Parasitárias (Doenças tropicais)
  • Enfermagem em Endocrinologia
  • Enfermagem em Estética
  • Enfermagem em Estomaterapia
  • Enfermagem em Farmacologia
  • Enfermagem Forense
  • Enfermagem em Genética e Genômica (Reprodução Humana Assistida)
  • Enfermagem em Hematologia
  • Enfermagem em Hemoterapia
  • Enfermagem Hiperbárica
  • Enfermagem no Manejo da Dor
  • Enfermagem em Nefrologia
  • Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia
  • Enfermagem Offshore
  • Enfermagem em Oftalmologia
  • Enfermagem em Oncologia (Oncologia Pediátrica)
  • Enfermagem em Otorrinolaringologia
  • Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares (Acupuntura, Fitoterapia, Homeopatia, Ortomolecular, Terapia Floral, Reflexologia Podal, Reiki, Yoga, Toque Terapêutico, Musicoterapia, Cromoterapia, Hipnose)
  • Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar
    Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente (Aleitamento Materno, Neonatologia, Pediatria, Hebiatria, Saúde escolar)
  • Enfermagem em Saúde Coletiva (Saúde da Família e Comunidade, Saúde Pública, Saúde Ambiental, Pneumologia Sanitária)
  • Enfermagem em Saúde da Mulher (Ginecologia, Obstetrícia)
  • Enfermagem em Saúde do Adulto (Clínica Médica, Clínica Cirúrgica)
  • Enfermagem em Saúde do Homem
  • Enfermagem em Saúde do Idoso (Geriatria, Gerontologia)
  • Enfermagem em Saúde do Trabalhador (Saúde Ocupacional)
  • Enfermagem em Saúde Indígena
  • Enfermagem em Saúde Mental (Enfermagem psiquiátrica)
  • Enfermagem em Sexologia Humana
  • Enfermagem em Sistematização da Assistência da Enfermagem – SAE
  • Enfermagem em Terapia Intensiva (Adulto, Cardiológica, Neurológica, Pediátrica, Neonatologia)
  • Enfermagem em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica (Alimentação e Nutrição na Atenção Básica, Nutrição Enteral e Parenteral
  • Enfermagem em Traumato-ortopedia
  • Enfermagem em Urgência e Emergência (Atendimento Pré-hospitalar, Suporte Básico de Vida, Suporte Avançado de Vida)
  • Enfermagem em Urologia
  • Enfermagem em Vigilância (Sanitária, Epidemiológica, Ambiental
  • Gestão em Direito Sanitário
  • Economia da Saúde (Gestão de Projetos de Investimentos)
  • Enfermagem em Auditoria
  • Enfermagem em Gerenciamento e Gestão (Administração hospitalar, Gestão de saúde, gestão de enfermagem)
  • Gestão em Home Care
  • Gestão da Estratégia de Saúde da Família
  • Gestão Empresarial
  • Gerenciamento de Serviços de Saúde
  • Gestão da Qualidade em Saúde
  • Gestão de Redes de Atenção à Saúde
  • Gestão da Atenção Básica
  • Gestão de Urgências e Emergências
  • Gestão do Resíduos de Serviços de Saúde
  • Gestão em Hotelaria Hospitalar
  • Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição
  • Gestão de Avaliação e Controle em Saúde (Acreditação Hospitalar)
  • Enfermagem em Informática em Saúde (Sistema de Informação)
  • Políticas Públicas
  • Ensino e pesquisa
  • Bioética
  • Educação em Enfermagem (Metodologia do Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa Científica, Docência do Ensino Superior)
  • Projetos Assistenciais de Enfermagem
  • Docência para Educação Profissional (Docência em Ciências da Saúde)
  • Educação Permanente e Continuada em Saúde
  • Enfermagem em Pesquisa Clínica
  • Ética

Decidindo qual especialização fazer

Agora você tem todas as coisas que precisa saber; você só precisa gastar tempo pesquisando o que quer fazer e tomar uma decisão. A coisa mais importante é escolher algo que você ama porque você vai fazer isso por um longo tempo. 

Perguntas a serem feitas ao escolher uma especialização na enfermagem

Depois de compartilhar todas as informações acima, ainda são poucos os estudantes de enfermagem que não sabem escolher uma especialização ne enfermagem. Então, aqui compartilhamos algumas perguntas que ajudarão você a decidir.

O que você está procurando em sua carreira de enfermagem?

Você é o único que pode responder a esta pergunta. Você precisa saber o que você quer da sua carreira. Você quer trabalhar em um hospital, clínica ou consultório médico? Você quer trabalhar com crianças, adultos ou idosos? Você quer trabalhar em uma área de especialidade como cuidados intensivos, emergência ou geriatria?

O que motiva você?

Todo mundo tem uma motivação diferente. Salvar a vida dos outros me motiva. E o que te motiva? Somente você pode responder a essa questão.

Como você lida com o estresse e com situações de emergência?

Algumas pessoas não gostam de trabalhar em uma sala de emergência porque não conseguem lidar com o estresse e com a alta pressão. Então, se você ficar estressado rapidamente, trabalhar no pronto-socorro não é para você.

Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Você precisa conhecer seus pontos fortes e fracos. Isso irá ajudá-lo a decidir que tipo de especialidade de enfermagem você deve escolher. Por exemplo, se você é bom com as pessoas, pode escolher uma especialidade como pediatria ou geriatria. Se você é bom com tecnologia, pode escolher uma especialidade como cuidados intensivos ou emergência.

Boa sorte! Não esqueça de compartilhar com a gente qual especialidade você quer seguir!

Sobre o Autor

 | Website

É enfermeiro, doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Também é Especialista em Saúde Pública e Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.