PUBLICIDADE

Os enfermeiros são profissionais que passam por um alto nível de formação. Mesmo assim, existem muitas coisas que os cursos de enfermagem não ensinam. E só de depois de começarmos a trabalhar, que observamos o quanto precisamos aprender! Confira sete coisinhas que os cursos poderiam nos ensinar, mas que verdadeiramente só aprenderemos na prática.

1. Saber Gerenciar meu Tempo

Definitivamente isso não é ensinado no curso de enfermagem! A realidade é que, nossa carga de trabalho é gigantesca, e precisamos aprender a usar o tempo a nosso favor. Também entra nesse quesito, saber priorizar o que é mais urgente, deixando aquelas atividades mais corriqueiras, para o final do plantão.

2. Lidando com a equipe multiprofissional

Trabalhar em equipe requer muito esforço de todos os envolvidos. Ter que lidar com pessoas de diferentes personalidades não é algo fácil e definitivamente os cursos de enfermagem não nos preparam para isso.

3. Saber lidar com a morte

Acompanhar a morte de uma pessoa nunca é tarefa fácil. Ver o paciente morrendo na sua frente sem ter muito o que fazer pode impactar negativamente a moral e ânimo da equipe e dos profissionais envolvidos. Com o passar do tempo, os enfermeiros podem acabar se “acostumando” ou “naturalizando” o processo de morte. São poucos os cursos que trazem alguma disciplina voltada a essa temática – e quando trazem, são superficiais e não preparam o profissional para lidar com isso no dia-a-dia.

4. Saber se adaptar às mudanças

Atualmente, tudo muda: protocolos, medicações, equipamentos, rotinas, escalas, etc. Saber lidar com mudanças e readaptar-se a elas é um verdadeiro desafio em nossa profissão!

5. Saber escutar os colegas da profissão

Muitas vezes, prestamos mais atenção ao que o médico nos diz do que em nossos próprios colegas de profissão (enfermeiros, técnicos e auxiliares). Saber escutar ativamente o outro é um desafio e uma atividade que deve ser exercitada cotidianamente. Valorize sua equipe!

6. Saber lidar com sentimentos e emoções

Ter maturidade emocional é fundamental em nossa profissão. Lidamos com situações difíceis o tempo todo. Deixar que sentimentos e emoções não nos afetem é uma tarefa árdua. Isso é algo que somente aprendemos quando estamos exercendo a profissão. Com o passar dos anos, vamos amadurecendo e ganhando mais experiências a ponto de conseguirmos extrair apenas as coisas boas de cada momento.

7. Aperfeiçoar suas Habilidades

Mesmo que seu curso de enfermagem propicie muitos estágios e muita prática, você só conseguirá se aperfeiçoar na profissão após vários anos. Fazer uma avaliação clínica bem feita, por exemplo, exige muita expertise e muita competência que só será aperfeiçoada com o tempo.

Portanto…

Saiba que o fim do curso não é ponto final. Tudo que você aprendeu até o momento será expandido a partir do momento em que você estiver na prática.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhar com seus colegas de profissão!

Juarez Coimbra

É enfermeiro, doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. É Especialista em Saúde Pública e um Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.

Deixe um comentário