A Enfermagem Clínica em Concursos
A enfermagem clínica é sem dúvida alguma, um dos principais temas que caem em provas de concursos e seletivos para auxiliares de enfermagem.
Isso se dá pelo fato de que essa temática está diretamente relacionada aos cuidados diretos em pacientes que estão em regime de internação ou que são cuidados em unidades de saúde da família.
A enfermagem clínica, como o próprio nome diz, trata de cuidados de enfermagem específicos para pacientes diagnosticados com doenças e que precisam de cuidados mais específicos.
As principais doenças que afligem a população brasileira são:
- Hipertensão Arterial Sistêmica
- Diabetes Mellitus
- Cânceres
- Colesterolemia (aumento dos índices de colesterol na corrente sanguínea)
- Asma
- Acidente Vascular Encefálico (AVE)
- Mal de Parkinson
- Mal de Alzheimer
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
- E muitas outras…
Além dessas doenças citadas, os cuidados de enfermagem clínica para auxiliares consistem basicamente em cuidados mais básicos, geralmente de caráter mais repetitivo. Confira este post sobre a profissão de auxiliar de enfermagem.
Neste Quiz que preparamos especialmente para os Auxiliares de Enfermagem, preparamos questões que caem em concursos com a temática de enfermagem clínica, confira!
Principais Tópicos para Estudar
É necessário que você estude as principais características das doenças que citei anteriormente, focando nos seguintes aspectos:
[adinserter block=”3″]
- Como se desenvolvem?
- Quais os principais sinais e sintomas?
- Qual ou quais os tratamentos disponíveis?
- Quais as medidas de enfermagem podem ser empregadas em cada doença?
A clínica em enfermagem é justamente isso, um conjunto de cuidados específicos prestados aos pacientes e relacionados ao tratamento de determinada doença.
A depender do seu edital, também podem lhe ser cobrados os seguintes temas (por isso, é importante se dedicar a estudar uma gama variada de temas!):
- Cuidados clínicos de enfermagem ao idoso, criança, adolescente e adulto;
- O papel dos auxiliares de enfermagem no cuidado clínico de pacientes em terapia intensiva, internação e no âmbito do nível de atenção primária, secundária e terciária;
- Os cuidados clínicos em urgência e emergência, atendimento pré hospitalar, remoção de vítimas de acidentes, cuidados críticos e avançados.
Papel dos Auxiliares de Enfermagem na Clínica
Os profissionais que são auxiliares de enfermagem irão desenvolver atividades de média e baixa complexidade (onde os cuidados de enfermagem são semi críticos ou não críticos) nas áreas hospitalares de cuidados clínicos.
Geralmente, os auxiliares não atuam diretamente com pacientes que estão em estado crítico de saúde.
Dentre essas atividades, as principais são:
- Dar banhos nos pacientes (banhos de aspersão ou no leito);
- Administrar medicamentos orais, intramusculares e intravenosos;
- Transportar os pacientes entre os setores hospitalares;
- Providenciar a documentação para entrada e saída (alta) dos pacientes do hospital;
- Organização e limpeza de materiais e equipamentos necessários à assistência de enfermagem, etc.
O que achou? Vai prestar algum seletivo ou concurso e este tema está no edital? Comenta com a gente como você está se preparando!
Até a próxima!
Sobre o Autor
É enfermeiro, doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Também é Especialista em Saúde Pública e Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.