A administração de medicamentos é uma das tarefas essenciais realizadas diariamente por toda a enfermagem. Por ser uma tarefa rotineira, muitas vezes nos esquecemos da sua importância para a recuperação do paciente.
De forma resumida, e para facilitar seu dia-a-dia, trouxemos esse incrível infográfico com o resumo dos 13 certos que devem ser rigorosamente seguidos para promover a segurança do paciente e do profissional, confira!

Conhecendo cada “certo” na Administração Medicamentosa
Agora que você já baixou nosso infográfico e já compartilhou com seus amigos 🙂 vamos conhecer em detalhes cada tópico.
Paciente Certo
Antes de administrar a medicação, cheque se o paciente é o certo, ou seja, se a medicação é destinada a ele. Confira o nome completo, número do leito, pulseira de identificação. Você também pode perguntar diretamente ao paciente:
O senhor é o João Almeida?
Medicamente Certo
Aqui o mantra é “o medicamento certo para a pessoa certa”. Nós sabemos que não é incomum, trocar medicações de pacientes. Isso ocorre por inúmeros motivos. Para evitar ou minimizar tal erro, confira o nome e composição da medicação, data de validade, estado da embalagem, verifique caso seja necessário realizar diluição ou cálculo de medicação.
Dosagem Certa
A dosagem é a quantidade de medicamento (posologia) que será administrada no paciente. Verifique se será dosagem única, múltiplas doses ou dosagem contínua. Também cheque o tempo de intervalo entre as dosagens. Faça anotações adequadas e claras para a próxima dose no prontuário.
Aspectos da Medicação Certa
Neste quesito, vamos verificar o estado geral da embalagem e da substância (droga ativa). Verifique se a embalagem foi violada ou apresenta vazamentos, assim como se há mudanças na textura ou coloração da medicação.
Prazo de Validade Certo
Confira o prazo de validade. Medicamentos que estejam vencidos devem ser encaminhados imediatamente ao setor de farmácia do hospital ou unidade de saúde. Mesmo que a medicação tenha vencido a poucas horas ou poucos dias, não se deve realizar a administração no paciente.
Via de Administração Certa
Confira nosso guia de vias de administração para conhecer todas as possibilidades! Verifique se a medicação é adequada para a via escolhida. Muitas vezes, você encontrará essa informação na própria embalagem/rótulo. Compare com a via que prescrita pelo médico/farmacêutico/enfermeiro. Em caso de diferença, consulte quem prescreveu a medicação.
Horário Certo
A medicação deve ser preparada no momento em que for administrada. Assim, evita-se, por exemplo, o acúmulo de mais de um medicamento no corpo do paciente. Uma prática muito comum na enfermagem é montar um carrinho com vários medicamentos ou soros para serem administrados nos leitos ao mesmo tempo. É algo que devemos ter cuidado, pois há risco de confundir as prescrições.
Compatibilidade Certa
Confira se a medicação é incompatível com outras medicações e se é compatível com a ingestão de alimentos. Algumas podem ser fornecidas junto com alimentos, outras não!
Orientação Certa
Forneça ao paciente a orientação correta quanto: dosagem, indicação, possíveis efeitos da medicação, reações, alergias, sinais ou sintomas. Esclareça possíveis dúvidas.
Direito de Recusa
Informe ao paciente que, se ele desejar e conhecer os riscos, poderá se recusar a receber o medicamento.
Registro Certo
Relate no prontuário as seguintes informações: medicamento, dosagem, horário, via de administração, cancelamentos, agendamentos, adiamentos, eventos adversos ou quaisquer outras informações que julgar pertinentes.
Tempo de Administração Certo
Cheque por quanto tempo a droga será infundida (4 horas, 12 horas, 24 horas, etc).
Ação Certa
O medicamento deverá ter a indicação correta, para minimizar desconfortos ou promover a cura de patologias. Confira a indicação e se ele irá ter a esperada ação no organismo.
Concluindo…
Estes foram os 13 certos na administração de medicamentos. Espero que você tenham gostado do conteúdo e não se esqueça de compartilhar com amigos e colegas de profissão!
Sobre o Autor
É enfermeiro, doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Também é Especialista em Saúde Pública e Apaixonado por Blogs, escreveu o seu primeiro na área de enfermagem ainda em 2014.
Muito bom!
Obrigado! Volte Sempre!
As matérias são de excelência, tive um conhecimento sobre as coberturas de curativo, sem igual. Obrigada.
Obrigado Elis! Que bom que gostou! volte sempre!
Att, Juarez.